Jeans Inverno 2009

setembro 14, 2008 at 2:40 pm (Tendências)

Peça casual ou extremamente luxuosa; de diversos estilos e públicos; indispensável no guarda roupa de qualquer pessoal; elemento indispensável no “fashion business”; peça sinalizadora de muitas marcas e que ganhou as passarelas das marcas mais famosas do efêmero mundo da moda, o jeans pode ser considerada uma das peças de importância ímpar por qualquer aspirante ao posto de fashionista. Para o inverno 2009, as tendências para esse segmento englobam desde formas até lavagens, cores e estampas.

As calças baixas continuam para os mais jovens, parece que a tendência da cintura alta não pegou no Brasil, embora continue aí para quem quiser usar, bem como as cinturas no lugar. As bocas de sino voltam com força, aliadas às de formato slim, shinny, cropped, bootcut e wide. As saias são as vedetes da estação e as peças em denim recebem muitos bolsos funcionais, com zíperes e botões.

A cerca das lavagens do denim para o inverno 2009, ganha destaque o vintage, a peça com aspecto usado e desgastado. Para adquirir essa aparência, as lavanderias recorrem a uma mistura de vários tipos de lavagem, até chegar ao resultado final. Aparecem ainda lavagens como o stone, mais concentrado na área do joelho da calça; o délavé 70’s; bigodes; os lixados; os puídos; os tingimentos e esgarçamentos.

O jeans vem desde o azul mais claro, passando pelos tons acinzentados até chegar ao black. O color denim também não fica de fora, em cores como vermelhos, laranjas mais avermelhados e verdes, geralmente sobretintos. As estampas também aparecem nas peças confeccionadas em jeans. A técnica do stencil entra nessa tendência, com desenhos que lembram o grafite. O xadrez surge tanto em estampa quanto em fio tinto, e é uma das grandes tendências apostas do inverno 2009 e esteve presente na última temporada. Grandes tecelagens especializadas em jeans já anteciparam os lançamentos em denim xadrez. A Covolan lançou uma linha que traz um toque de alfaiataria, com tecidos de fio tinto de fundo cinza. A Capricórnio disponibilizou peças com fundo azul e cinza e estampas coloridas, como vermelho, ocre, chumbo e preto. Cada artigo receberá o nome de uma cidade da Escócia. A Canatiba, em contrapartida, lançou o SkyBlue xadrez, um tecido quadriculado em dois tons de azul.

O que chama a atenção nos lançamentos das tecelagens do segmento jeanswear é a mistura com uma quantidade considerável de poliéster. O denim da Capricórnio apresenta na composição 84% de algodão, 2% de elastano e 14% de poliéster. O da Canatiba apareceu com até 28% do material. O jeans 100% algodão apareceu muito pouco, como o Crafty, da Vicunha Têxtil. O inverno 2009 brasileiro ganhará materiais mais leves, com gramaturas que chegam até 8,5 oz. Provavelmente, a adição do poliéster significa um melhor caimento e um artigo mais durável, além de custos menores. Contudo, isso ainda não caracteriza o fim do algodão, por se tratar de uma fibra extremamente versátil, resistente, com um bom comportamento em diferentes temperaturas e fácil de ser misturado a outras fibras. Além disso, trata-se de um recurso natural. Com a onda sustentável, a demanda por fibras naturais e orgânicas cresce cada vez mais. E depois de 150 anos, mesmo com o desenvolvimento de tantas tecnologias na área têxtil, o algodão ainda impera na confecção do artigo básico no guarda-roupa de qualquer pessoa: o jeans.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: